Catequese

Reuniões: Sábados às 15h no Colégio Militar da Polícia

Coordenador: Welinton Cordeiro

 

A missão da Pastoral da Catequese é iniciar crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé cristã. Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação cristã à luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivência comunitária. 

 

A Catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã. Na verdade. o crescimento interior da Igreja, sua correspondência ao desígnio de Deus, depende essencialmente da Catequese. Neste sentido, a Catequese deve ser considerada como momento prioritário na evangelização.

 

A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade… Todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: ‘Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou’ (Jo 7,16)” 

 

Em sua origem, o termo “CATEQUESE” diz respeito à proclamação da Palavra. O termo se liga a um verbo que significa “Fazer” – “Ecoar” (gr. Kat-ekhéo). Assim a catequese tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus. Desta forma, é missão da Igreja anunciar o Evangelho em todo o mundo, mas, em primeiro lugar, a Palavra de Deus deve ser anunciada aos seus próprios membros. 

 

A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica. 

Conheça as Pastorais:

Novidades

Folhetos Litúrgicos julho

27/06/2012 15:00
Já estão disponíveis os folhetos liturgicos de julho. Acesse: Folhetos Litúrgicos

Folhetos Litúrgicos Junho

14/06/2012 17:25
Já estão disponiveis os folhetos litúrgicos dominicais para os finais de semana de 17/06 e 23/06 Acesse: Folhetos Litúrgicos

Projeto Vincular 10/06

12/06/2012 07:42
Já está disponivel as fotos da ação social realizada pelo Projeto Vincular no último domingo (10). Acesse: Fotos

Missa de Pentecostes

28/05/2012 15:48
Já estão disponíveis as fotos das missas de Pentecostes do final de semana. Acesse: Fotos

Missa do Dia das Mães

14/05/2012 11:22
Acesse nossa galeria de fotos e veja o albúm com fotos da missa do Dia das Mães! Acesse: Fotos